Tratamento Dependência Química

Confira tudo sobre nossos tratamentos nesta página

Tratamento Dependência Química

Tratamento Dependência Química

O tratamento dependência química é individualizado, pois leva em conta o tipo de droga, a frequência, o estado físico e mental do usuário…

Apesar de a dependência química não ter cura conhecida até o presente momento, os tratamentos propostos têm recuperado centenas de dependentes químicos.

O que é dependência química?

Antes de explicar como funciona o tratamento dependência química, é importante entender o que é dependência química.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a dependência química é caracterizada por quatro elementos:

  • Vontade incontrolável de consumir uma substância;
  • Tolerância, ou seja, aumentar as doses para alcançar os mesmos efeitos;
  • Dependência psicológica e às vezes, física;
  • Consequências negativas na vida pessoal, social, profissional e financeira.

Portanto, a dependência química afeta todas as esferas da vida da pessoa, e é perigosa não somente para a pessoa que sofre, mas também para quem está à sua volta.

Por isso, os tratamentos dependência química envolvem a saúde física, mental e emocional de cada paciente.

Quais as causas da dependência química?

Praticamente todas as substâncias que levam à dependência estão ligadas a um mecanismo de recompensa no cérebro, onde a dopamina é um neurotransmissor responsável por garantir esse circuito de recompensa.

Nesse contexto, toda vez que um indivíduo faz uso de uma substância, ele sente uma sensação de bem-estar e prazer, e é justamente isso que a faz usar de novo a droga, uma vez que aciona o sistema de recompensa.

Com o uso constante, há uma mudança nas funções do cérebro, como a redução da produção de dopamina, por consequência, aqueles primeiros efeitos prazerosos não são mais sentidos com tanta intensidade.

Logo, a pessoa passa a consumir maiores quantidades da substância a fim de obter a mesma sensação de bem-estar.

Embora as causas da dependência ainda não sejam muito claras, alguns fatores podem contribuir, como por exemplo:

  • Hereditariedade;
  • Ambiente da pessoa, como escola, trabalho, amigos;
  • Problemas mentais, como ansiedade e depressão.

E é com base nisso que o tratamento dependência química começa a ser elaborado.

Saiba como reconhecer um dependente químico

Reconhecer um dependente químico pode ser um desafio, já que nem sempre os sinais são óbvios e podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde ou comportamentais.

No entanto, existem alguns sinais característicos que podem indicar que alguém é dependente químico.

Aqui estão alguns deles:

  • A pessoa pode apresentar mudanças abruptas no humor, oscilações de humor e pode parecer irritada, agitada, ansiosa ou deprimida;
  • O usuário pode apresentar sinais de intoxicação, como vermelhidão nos olhos, fala arrastada, tremores ou suores excessivos. Além disso, pode haver perda ou ganho de peso significativo, mudanças no sono e na aparência em geral;
  • A pessoa pode começar a negligenciar responsabilidades como trabalho, escola, tarefas domésticas e cuidados pessoais. Elas podem parecer desorganizadas, desleixadas e não cumprir com as expectativas da família e amigos;
  • O dependente pode ter dificuldades financeiras, pedir dinheiro emprestado com frequência e fazer uso excessivo de cartões de crédito ou outras formas de empréstimo;
  • A pessoa pode começar a se afastar de amigos e familiares e evitar atividades sociais. Além disso, elas podem começar a mentir e esconder coisas das pessoas ao seu redor;
  • Uma grande preocupação em obter e usar a substância, e pode dedicar uma quantidade significativa de tempo e energia em torno disso.

É importante lembrar que a presença de um ou mais desses sinais não significa necessariamente que a pessoa é um dependente químico.

No entanto, se você está preocupado com o comportamento de alguém próximo, é sempre uma boa ideia procurar ajuda profissional e se necessário, começar logo um tratamento para dependência química.

Como funciona o tratamento dependência química?

Hoje em dia, existem vários tipos de tratamentos para dependentes químicos, e geralmente é usada uma combinação de diferentes abordagens.

Além disso, dependendo do nível de dependência, o tratamento dependência química pode durar algumas semanas ou até meses, mas a longo prazo, o tratamento é bastante eficiente.

Quanto ao tratamento de dependência química propriamente dito, ele é adaptado de acordo com as necessidades e condições de cada paciente.

O paciente é primeiramente avaliado por uma equipe multidisciplinar a fim de traçar qual tratamento mais adequado.

Mas, geralmente, as etapas do tratamento da dependência química incluem:

Desintoxicação

A desintoxicação é considerada a etapa mais crítica do tratamento, especialmente devido aos sintomas que o paciente pode apresentar por conta da falta da substância no organismo.

Por isso, o paciente deve ser acompanhado 24 horas por uma equipe profissional qualificada.

Medicamentos

Em alguns casos de desintoxicação, é necessária a administração de medicamentos, que têm o objetivo de minimizar os sintomas.

Além disso, o uso abusivo de drogas pode provocar diversas doenças, físicas e mentais, e depois de uma avaliação física e mental, o médico pode prescrever medicamentos.

Psicoterapia

Métodos psicoterapêuticos também fazem parte da dependência química tratamento, tais como: terapia cognitivo comportamental, psicoterapia individual e em grupo, terapia familiar, terapia ocupacional.

A partir dos sintomas apresentados, grau de dependência e motivação em aderir ao tratamento, o psicólogo ou psiquiatra define a abordagem mais apropriada.

Aconselhamento pós-alta

Após o paciente receber alta do tratamento dependência química, ele tem acesso a todo suporte.

Para isso, normalmente a clínica de recuperação oferece programas de aconselhamento, como grupos de apoio, terapia individual, a fim de ajudá-lo a manter a sobriedade.

O mais importante a ter em mente é que o tratamento dependência química é direcionado para suprir as necessidades individuais de cada paciente, levando em consideração seu estado físico e psicológico, o tipo de droga, o tempo de uso e a frequência.

Por que escolher a nossa clínica para tratar a dependência química?

Tratar a dependência na nossa clínica de recuperação pode ser uma opção eficaz para ajudar as pessoas a superar a dependência química.

Existem várias razões pelas quais o tratamento dependência química na clínica de recuperação pode ser a melhor opção, tais como:

Ambiente seguro e estruturado

A clínica oferece um ambiente seguro e estruturado, livre das influências negativas e das pressões externas que podem levar a uma recaída.

Os pacientes recebem apoio constante e supervisão por parte de profissionais experientes.

Tratamento intensivo

Os pacientes recebem tratamento intensivo, que pode incluir terapia individual e em grupo, educação sobre dependência química e habilidades de enfrentamento, terapias complementares, além de tratamentos médicos e psiquiátricos quando necessário.

Foco na recuperação

A clínica para dependentes químicos se concentra exclusivamente na recuperação dos pacientes, permitindo que eles se concentrem em superar a dependência química e trabalhar em seus problemas emocionais e psicológicos subjacentes.

Por sua vez, isso pode ser difícil de fazer em casa ou no ambiente de trabalho.

Suporte contínuo

Outra vantagem de escolher nossa clínica para o tratamento dependência química é o suporte contínuo após o tratamento, que pode abordar terapia de acompanhamento, grupos de suporte e programas de prevenção de recaídas.

Isso ajuda a garantir que os pacientes continuem a fazer progressos em sua recuperação e permaneçam livres da dependência.

Enfim, o ideal é que o tratamento dependência química seja feito em uma clínica de recuperação especializada, visto que dispõe de uma equipe interdisciplinar altamente qualificada em tratar dependência química!

Se você tiver alguma dúvida, converse com nossa equipe de atendimento!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: gruporeabilitandovidas.com.br

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.